Acessibilidade: a hospitalidade traduzida no espaço físico
Por: VM Comunicação - 31/05/2019
 

O bem receber típico da hotelaria é muito mais do que a relação entre as pessoas. A hospitalidade torna-se, a cada dia, mais associada à acessibilidade, mostrando que uma não se sustenta sem a outra. É por este motivo que um tópico, abordado em 2018, volta ao debate do Encatho & Exprotel 2019, trazendo soluções e inovações em produtos e serviços, bem como, a qualificação profissional e orientação técnica necessária para a adaptação a esta nova legislação. O evento acontece de 13 a 15 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis.
Segundo o último censo populacional, em 2010 havia cerca de 45 milhões de brasileiros com alguma necessidade especial. Para o Diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, a intenção da organização não é apenas dizer aos empresários que deve se adequar às normativas vigentes, mas mostrar a importância de adaptar as estruturas para criar ambientes que permitam acolhimento, inclusão e integração. "Queremos abrir os olhos de todos sobre a questão social, o direito de todas as pessoas a terem, em qualquer local, espaços de lazer, diversão ou descanso, móveis adequados, facilidade de locomoção, de comunicação. Locais que proporcionem bem-estar a todos os hóspedes", afirma Vailatti.
A essência do acolhimento feita pelos meios de hospedagem envolve além de recursos humanos, tecnologias e estrutura de edificação funcionais que, quando não são planejadas e aplicadas corretamente, criam uma incoerência, comprometendo todo esforço para atrair o cliente, criando o empecilho para que não possa usufruir do produto anunciado.
Tanto na área de palestras, quanto na exposição, especialistas irão apresentar como estar adaptado, obter certificação, escolher as melhores soluções com os menores custos, tipos de produtos que são fundamentais e básicos, normas e leis vigentes e muito mais. 
 
ProHotel & ProDecore apresenta Consultoria, Vistoria e Laudo Técnico em Acessibilidade na Exprotel 2019
Estande contará com especialistas em arquitetura focados em meios de hospedagem
 

É neste reduto de soluções e inovações para a hotelaria que a ProHotel & ProDecore apresenta as novidades e tendências em tecidos, papéis de parede, projetos, produtos e acessórios para acessibilidade, entre outros. Com entrada gratuita, a feira funciona nos dias 14 e 15 de agosto, das 13h às 20h, no CentroSul, em Florianópolis, paralelamente ao 32º Encatho, que inicia no dia 13.
Com mais de 25 anos atuando no segmento corporativo, residencial e de hospedagem, a empresa apresentará uma vasta linha de produtos como tecidos ideais para decoração de hotéis dos mais variados estilos; tecido fresh para cortinas box de banheiro; papéis de parede e projetos arquitetônicos e de interiores.   
Para a Diretora Executiva Marlene Comiotto participar da 30ª edição da Exprotel significa interação, prospecção, divulgação, co¬nhecimento, atualização e demandas do mercado hoteleiro. "Foi através das primeiras edições que diversificamos e ampliamos os clientes da rede hoteleira", afirma. 
Além dos produtos decorativos, a ProHotel & ProDecore preparou algumas novidades. Além da Consultoria, Vistoria Técnica e Laudo Técnico em Acessibilidade, haverá também assessoria para certificação de acessibilidade nos empreendimentos; projetos de comunicação e sinalização aplicados à acessibilidade; cursos e palestras educativas in-company; Case e produtos e acessórios para acessibilidade.
A empresa oferece soluções restauradoras aliando design e con¬forto, em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), no que tange aos meios de hospedagem, ao cumprimento do decreto no. 9.296, de 1º. de março de 2018 que regulamenta o artigo 45 da Lei Brasileira de Inclusão no. 13.146 de 6 de junho de 2015.    
Parceria
No estande da empresa estará também a Gobbi Arquitetos Associados. Fundada em 1980 e com vasta experiência em hotelaria, desenvolve projetos de arquitetura; planejamento de interiores; detalhamento de projetos; paisagismo; projetos complementares (de engenharia) e fiscaliza e assessora as obras.
O Diretor Executivo, Arquiteto Paulo Cezar Gobbi lembra que foi através das primeiras edições da Exprotel que a empresa focou seus esforços em atender os meios de hospedagem, tornando-se uma especialista no setor.
Participação
Os interessados em participar do evento apresentando seus produtos e serviços podem solicitar proposta através do fone: (48) 3222-8492, pelo e-mail  comercial@abih-sc.com.br  ou através do whatsapp (48) 98843-7659. 
 
Acessibilidade em Edificações de Hospedagem é tema de palestra na 32ª edição do Encatho & Exprotel
Atenta às novas diretrizes, arquiteta pontua obrigatoriedades de Decreto Federal de 2018_

O tema sobre acessibilidade em hotéis, pousadas e similares é cada vez mais discutido devido à obrigatoriedade legal. Para proporcionar conhecimento aos hoteleiros e aos profissionais das áreas de engenharia e arquitetura, a oportunidade de acompanhar ou estar por dentro de decretos, normas e leis que trazem os parâmetros de acessibilidade no setor, o assunto será debatido no maior encontro de hoteleiros do sul do país.
A 32ª edição do Encatho & Exprotel, que tem como tema principal neste ano Soluções & Inovações na Hotelaria, abrirá espaço para o debate de um tema importantíssimo:  "Novas Diretrizes de Acessibilidade em Edificações de Hospedagem", o qual será ministrado pela arquiteta e Urbanista Elisa Prado. A palestra será no dia 14 de agosto, no CentroSul, com início às 13h30 e duração de uma hora.
Nesta palestra os profissionais das áreas de projetos, legalização, obras e manutenção obterão informações sobre o novo Decreto Federal Nº 9.296, de 1º de Março de 2018, que regulamenta o art. 45 da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, no que se refere aos preceitos de acessibilidade relativos ao projeto, à construção e adaptação de hotéis, pousadas e similares.
 
Elisa Prado
Arquiteta e Urbanista, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós-graduada em Tecnologia de Edificações para Engenheiros e Arquitetos pela POLI-USP, Elisa Prado é Mestra pela FAU-USP com o tema "Acessibilidade nos bens culturais imóveis". De 2007 a 2012 trabalhou com a Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo (SMPED/CPA) ministrando cursos sobre o tema, avaliando projetos de adequação à acessibilidade e realizando vistorias técnicas.  É professora do Instituto Mauá no curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Diversidade e Inclusão e representante do Instituto de Arquitetos de Brasil (IAB) na CPA. Como especialista em acessibilidade, seu objetivo é garantir a plena acessibilidade nos espaços edificados. 
 
Obras de destaque
Como especialista em acessibilidade, seu objetivo é garantir a plena acessibilidade nos espaços edificados. A especialista irá compartilhar o seu conhecimento no atendimento à clientes como Aeroporto Internacional de Guarulhos, Arena Pernambuco para a Copa, Museu da Língua Portuguesa, Edifício comercial da BR Petrobrás, Edifício comercial da L´Óreal Brasil, EZ Mark e Ez Towers, Plaza Shopping Jacareí, Expansão do Mooca Plaza Shopping, Expansão do Tamboré Shopping, Shopping Estação Cuiabá e diversos empreendimentos residenciais e comerciais.
As inscrições para visitar a feira e participar das palestras é gratuita e pode ser feita pelo site www.encatho.com.br 
 
Serviço:
O que: ENCATHO & EXPROTEL
Quando: 13 a 15 de agosto
Onde: CentroSul - Florianópolis
Quanto: Entrada Gratuita
Informações e Inscrições: www.encatho.com.br | 3222-8492
Realização: ABIH-SC
 
 
Publicidade:
Últimas Noticias
30/09/2019
15/08/2019
12/08/2019
12/08/2019