Checklist: saiba como iniciar a limpeza do quarto após a saída do hóspede
Por: Maria José Dantas - 23/05/2019

Conheça  a preparação necessária antes de iniciar o trabalho de limpeza

Sabemos que o profissional de governança é o responsável pela arrumação e limpeza dos apartamentos e que ao entrar na unidade habitacional (UH) para realizar alguns procedimentos são necessários para evitar passar por situações emergenciais e constrangedoras. O descumprimento dos procedimentos de entrada de UH podem causar muitos problemas quanto à imagem do hotel perante aos hóspedes.

O modo como devemos nos comportar diante destas situações é o que realmente importa. Manter a calma, sensatez e profissionalismo são fundamentais.

A camareira, mais que outros trabalhadores da área, está exposta a enfrentar tais situações em razão de sua função, que a obriga a entrar no quarto e, por assim dizer, na intimidade do hóspede, mesmo que ele não esteja presente.

Por isso, precisamos adotar alguns procedimentos de preparação e checagem antes de iniciar o trabalho de higienização, limpeza e arrumação.

Verificação de hóspede

No padrão ABC, a checagem da UH é o primeiro item na rotina da camareira em cada apartamento de check out (saída suja). Antes de entrar no apartamento, o profissional deve bater na porta até 3 vezes em intervalos de 10 segundos e entrar se anunciando, “camareira, bom dia!”. Mesmo sendo um vago sujo (V/S). Assim como na história da camareira apressada, muitas vezes o sistema informa a saída, mas pode haver um segundo ocupante que ainda não liberou o apartamento.

Garantindo segurança

Em seguida, posicionar o carrinho fechando o acesso ao quarto, para identificar qualquer tentativa de acesso ao apartamento sem a percepção do profissional. Essa orientação é também recomendada para arrumação de apartamentos ocupados (O/S). Caso o hotel não faça uso de carrinho, a camareira deve trabalhar com a porta fechada. Utiliza-se um doorknob, placa de identificação informando que a UH está em serviço. Para, assim, orientar o hóspede.

Então sim, o profissional de arrumação pode iniciar seu Setup dentro da UH de acordo com o checklist abaixo:

1- Use a luz natural do quarto

Abrir a janela para arejar e deixar entrar luz natural é um processo necessário que garante a redução do gasto de energia elétrica, além de aumentar a visibilidade. Ninguém consegue remover sujidades sem enxergá-las. As opções são: manter as luzes acesas durante o trabalho na UH; ou usar a luz natural. Cada camareira passa mais de 6 horas por dia dentro de uma UH. Trabalha 24 dias por mês. Calcule quantas horas de consumo podem ser reduzidas com essa prática?

2- Evite odores no quarto

Para o conforto do próximo hóspede, a UH não pode ter odores(a menos que seja perfume de ambiente). Para isso é essencial que durante o processo de limpeza as janelas ou portas estejam abertas para arejar.

3- Reposição do minibar

Uma preocupação que o profissional deve ter é de não retornar a uma área já finalizada. Porque ela pode precisar refazer o acabamento do chão e isso significa retrabalho. Com a finalidade de evitar isso e o esquecimento, o minibar deverá ser reposto, caso haja consumo, no início do processo.

4- Verifique os armários

A razão pela qual o armário deve ser verificado também no início do processo, é averiguar se há objetos esquecidos e se há falta de algum dos itens padrão. Porque assim a camareira faz um único deslocamento até o carrinho para pegar item de minibar e reposição do armário.

5- Abra o cofre

Também é muito comum o hóspede solicitar abrir o cofre do seu apartamento logo no check-in. Isso porque o encontrou trancado. Mas, se a verificação do check-out for rápida, é possível que o hóspede ainda esteja na recepção e o objeto esquecido possa ser devolvido imediatamente.

6- Cheque os equipamentos

 A checagem dos equipamentos, garantem a conformidade dos serviços. O não funcionamento de algum equipamento requer o imediato reparo ou reposição que deve ser feito enquanto a camareira está dentro da UH. Caso contrário, esse apartamento não poderá ser liberado para inspeção e check-in do próximo hóspede. Se a manutenção entrar na UH após a finalização do processo de limpeza, é necessária uma revisão da limpeza que já foi realizada. Logo, gera retrabalho e torna o processo ineficiente.

Após a inicialização e checagem de todos esses itens, inicia-se o processo de higienização, limpeza e arrumação.

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