Cinco tendências tecnológicas para hotéis que estão bombando
Por: Marketing Asksuite - 08/11/2018


5 Tendências tecnológicas para hotéis que estão bombando!

O investimento no setor hoteleiro em soluções tecnológicas não é mais uma previsão do futuro. Muito menos o que vemos no cotidiano são carros voadores e outras invenções futurísticas. A realidade da tecnologia aplicada à hotelaria é algo muito mais concreto e surpreendentemente simples.

Confira abaixo 5 tendências tecnológicas para hotéis que estão sendo incorporadas na check-list de investimentos que valem a pena!

1. Assistentes virtuais

Amazon Alexa para hotéis

Para hotéis, desde os independentes até redes, as novas tecnologias estão mudando a forma como nos hospedamos. A tendência é tornar cada vez mais personalizada a visita do hóspede ao hotel, tentando aproximá-lo de um ambiente que o faça se sentir em casa, ao mesmo tempo que lhe é oferecido uma experiência que encontraria em nenhum outro lugar.

A exemplo disso, a Amazon anunciou este ano sua nova versão da assistente virtual Alexa, feita especialmente para os serviços de hospitalidade. A assistente está em fase de teste pela rede de hotéis Marriot. Com a tecnologia, todas as necessidades do hóspede poderão ser controladas dentro do seu quarto, pois apenas com a voz ele poderá pedir a Alexa serviço de quarto, regular os controles da luz, temperatura e outros serviços de concierge que o hotel oferece.

2. Carregadores portáteis

Carregadores portáteis para hóspedes

Outro recurso que os hóspedes irão amar são os carregadores sem fio! É comum que o viajante esqueça coisas essenciais quando se prepara para uma viajem. O carregador é uma delas e vale lembrar que muitos também esquecem de adaptadores, caso a voltagem padrão no destino seja diferente.

Os hóspedes estão cada vez mais conectados, e não estou falando apenas da geração mais nova. Ninguém mais fica longe dos celulares. Em hotéis corporativos que possuem espaços para conferências e reunião, é uma ótima ideia adicionar esses carregadores portáteis, como também em bares e restaurantes no hotel.

3. Automatização

A experiência do hóspede começa muito antes da reserva. Para se ter uma estratégia inteligente, o hotel precisa entender qual a jornada de compra de seus potenciais clientes, que já começa na fase de pesquisa. Para ganhá-los nesse momento, uma boa experiência online é um check-mate!

Para tanto, os hotéis estão investindo em atendimento online, pois não há jeito melhor de convencer um cliente a comprar seu produto do que ter um vendedor preparado no momento crucial, certo?

Atendimento automatizado por chatbots

O atendente online está fazendo o mesmo papel que a sua central de reservas, exatamente onde seu hóspede quer que você esteja. Foi pensando nisso que a rede vanguardista do setor hoteleiro, a Marriot International, lançou um chatbot para atendimento por mensagens 24h.

A automação na hotelaria é apenas mais um passo para, não só reduzir custos operacionais, mas como diminuir falhas internas. Como todo serviço, para otimizar o atendimento é preciso velocidade, qualidade e diferencial. Vale lembrar que automação de processos não é uma tendência atual nem mesmo na hotelaria, nós fazemos isso desde a Revolução Industrialquando foram criadas as máquinas de tecelagem. Fazemos isso há séculos por um motivo simples: gera resultados!

4. Realidade virtual

Imagine que você é o cliente. Você está sentando e diante de si está a recepção do hotel. Sem sair do lugar, você tem uma visão 360° de toda a propriedade, e pode ver com os próprios olhos o quarto em que ficará hospedado e poderá andar por ele.

É esse tipo de experiência imersiva que a realidade virtual oferece. Através dos óculos, o hóspede terá acesso a uma prévia do que lhe espera durante seu período de estadia, ajudando-o a entender melhor suas opções e extinguindo o risco de se decepcionar. Alguns hotéis até mesmo optaram por criar o tour através do Google Street View, como no exemplo abaixo:

Esse é só mais um passo para uma imersão completa do potencial hóspede sobre o que seu hotel tem a oferecer. Imagine que incrível para o hóspede entrar na página do seu hotel e estar disponível um tour gratuito 360°! Esse é um dos passos fundamentais para turbinar o site do seu hotel este ano!

5. Check-in pelo celular

Qualquer ser humano odeia ficar preso em uma fila de espera, seu hóspede mais ainda! Cada minuto gasto é um tempo perdido que ele poderia estar aproveitando as férias.

Nos hotéis, esse problema visita os pesadelos do viajante na forma de filas na recepção para o check-in. Os hóspedes acabarem de chegar do aeroporto ou de carro, estão cansados e anseiam pelo conforto de seus quartos.

Nessas horas, tecnologias como as usadas na rede Marriot, que permite fazer o check-in móvel e destrancar as portas dos quartos com o celular, são salva-vidas para o hóspede!

Mobile key é uma tecnologia para hotéis da Marriot

Os softwares atuais estão tão avançados que é possível enviar notificações para o sistema central do hotel cada vez que um hóspede usar o celular para destrancar o quarto, assim o hotel pode controlar cada entrada e saída de um hóspede ou empregado.

Enfim, todo homem de negócio sabe que tecnologia não é um gasto, mas sim um investimento. Principalmente por estarmos em uma época de mudanças de paradigma e altos e baixos inconstantes no mercado.

Já está por dentro de todas essas cinco tendências? Se o seu hotel já aplica alguma delas, deixe um comentário. Uma boa semana!

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