Curitiba: as várias facetas de uma cidade moderna de vanguardista
Por: Redação Hotelaria - 02/12/2019

Capital do estado do Paraná, Curitiba se tornou uma cidade modelo em virtude de sua importante obra urbanística e de seu forte cuidado com o meio ambiente. Considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) uma das “cidades criativas” do Brasil em 2014, passou por diversos ciclos econômicos e hoje se mostra um importantíssimo pólo de serviços no país. Atualmente é reconhecida como um marcante centro cultural, político e econômico, apresentando infraestrutura de espaços e equipamentos, como aeroporto internacional, centros de convenções, shopping centers, gastronomia diversa, rede hoteleira de qualidade, variedade de comércio, espaços de lazer, rede de parques e bosques, museus e teatros. Todas essas características fazem de Curitiba um centro de turismo importante. A Revista Hotelaria falou com Paulo Iglesias, presidente do CC&VB. Formado em Administração de Empresas com pós-graduação em gestão empresarial, trabalha há 19 no setor da hotelaria, é também vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), e nos conta um pouco sobre a força desse segmento na economia local:

Revista Hotelaria: Pode nos falar um pouco das diretrizes do Curitiba Convention & Visitors Bureau para o próximo ano?

Paulo Iglesias: O CCVB para 2020, terá como foco uma continuação desse ano, que é a captação de eventos e o incremento na geração de negócios para os associados.

 

HT: Como a entidade vem trabalhando a captação de eventos para a cidade, que tem estado sempre na mira deste segmento?

PI: Curitiba já tem em seu DNA o turismo de negócios e eventos, portanto para o Curitiba CVB, essa continua sendo nossa prioridade. Mas também estamos com um outro olhar para os eventos corporativos, pois acreditamos que esses são grandes geradores de riquezas para a cidade. Para alavancar o número de eventos na cidade, também começamos a participar de ações junto ao segmento e a fazer famturs com promotores de eventos.

 

HT: Quais os principais segmentos de eventos que a cidade atrai?

PI: A cidade atrai em sua grande maioria eventos técnico-científicos e corporativos. Mas com o retorno da Pedreira como espaço para shows, retornamos para roteiro de grandes shows nacionais e internacionais, o que tem mudado a rotina da cidade nesses períodos.

 

HT: Como o turismo de eventos tem impactado as políticas da entidade?

PI: Curitiba teve a diminuição de 5% de ISS para eventos, para 2% para a inscrições e compra de tickets. Foi feito material para captação de eventos, o que nunca havia sido realizado anteriormente. Outra questão foi a criação de um departamento de eventos olhando justamente para esse mercado tão importante em nosso setor. Temos um prefeito e uma secretária que realmente atentam para o turismo de eventos da forma que ele merece.

 

HT: Quais são os maiores desafios da atual gestão para o ano que vem?

PI: Incremento no número de associados, a receita e o número de eventos captados com o apoio do CCVB

 

HT: Quais as parcerias previstas?

PI: Estamos conversando com a Latam para uma possível parceria. Com a ABRASEL e fortalecimento das que já existem, como Fecomércio e SEBRAE-PR

 

HT: Que medidas de segurança pública estão sendo implementadas para aumentar o interesse na cidade?

PI: Curitiba é uma cidade segura em comparação a outras capitais brasileiras. Quando as pessoas pensam em Curitiba, não pensam em insegurança.

 

HT: Quais são hoje os principais atrativos, os mais buscados pelos turistas em Curitiba?

PI: Os atrativos mais procurados em Curitiba são o Jardim Botânico e o MON-Museu Oscar Niemeyer. Mas Curitiba cada dia mais está preocupada com o turismo de experiência e vem ofertando formas diferentes de vivenciar a cidade. O número de atrações em Curitiba possibilita que o turista fique vários dias na cidade.

 

HT: Que parcerias a entidade vem desenvolvendo com vistas a capacitação do profissional que atua no turismo em Curitiba?

PI: Temos uma parceria muito forte com o Instituto Municipal de Turismo para a capacitação colaboradores de hotéis e bares e restaurantes para que saibam o que Curitiba oferece em relação a atrativos, para informar ao turista e que esses fiquem mais dias na cidade. Para o ano que vem, estamos planejando três ações com presidentes de Sociedades e promotores de eventos para mostrarmos uma Curitiba com ótima infraestrutura de eventos e de experiências.

 

 

Publicidade:
Últimas Noticias
30/12/2019
02/12/2019
02/12/2019
02/12/2019