Equipotel: ano a ano promovendo a reinvenção da hospitalidade!
Por: Redação Hotelaria - 02/12/2019

 

Maior evento do segmento na América Latina, a Equipotel 2019 tornou-se ao longo de sua história o melhor ponto de encontro entre os executivos do segmento de hospedagem e toda a gama de fornecedores de produtos e serviços para hotelaria.

A edição desse ano, que teve como tema “Onde a hospitalidade se reinventa”, apresentou diversos lançamentos e 97 novas marcas expositoras, que trouxeram novidades e experiências importantes para os visitantes. Ao todo, foram 242 marcas participantes que levaram ao evento o que há de mais moderno e eficiente para que os estabelecimentos de hospedagem e afins ofereçam aos seus hóspedes a melhor experiência.

Mas além das marcas e das novidades, conhecimento foi o ponto forte do evento, que contou com a curadoria de especialistas do setor. Foram mais de 200 horas de palestras, debates e workshops com os profissionais mais prestigiados do mercado em oito espaços distribuídos pelo pavilhão: quatro arenas do Café do Saber, Auditório Hospitalidade, Equipotel Kitchen by Engefood, Hostel Hour e Guia de Motéis Talks. A edição de 2018 contou com 49 horas de conteúdo.

Ao comparar os resultados desta edição com a anterior, os organizadores observaram que o crescimento nos índices de satisfação de expositores e visitantes foi bastante expressivo. A satisfação dos expositores atingiu o nível de 39 pontos, em comparação com 35 registrados na edição de 2018. A Reed Exhibition acredita que entre os principais motivos para essa melhoria esteja no fato da boa qualificação dos visitantes e às boas oportunidades de negócios e prospecção de novos clientes. No tocante aos visitantes, o índice de agrado atingiu a marca de 54 pontos frente aos 40 da edição anterior. Quando questionados sobre esse aumento de satisfação, os visitantes apontaram como principal fator as excelentes oportunidades de atualização e de conhecimento das novidades do setor.

Ao longo dos quatro dias do evento, o São Paulo Expo, onde foi realizada a feira, recebeu 24.686 visitantes qualificados, dos quais 65% com poder de decisão e verbas para os investimentos. No total contabilizou-se 242 expositores, dos quais 97 estreantes, nacionais e estrangeiros, em 25 mil m2 de exposição. A retenção representa 67% em comparação com o ano anterior.

Para a gerente da Equipotel, Thaís Faccin, os resultados do evento neste ano são fortes o bastante para indicar as diretrizes para a próxima edição. “Reunimos, durante quatro dias, as principais marcas de hospitalidade e tivemos as visitas dos principais players da indústria. Durante a Equipotel renovamos parcerias e contratos com as empresas que já garantiram participação na próxima edição. As devolutivas dos membros de nossos Conselhos Consultivos, de Visitantes e Expositores, foram fundamentais para construirmos o evento, resultando em índices de satisfação extremamente positivos, aponta a executiva.

Ela informa também que a próxima edição já tem data definida: acontecerá entre 15 e 18 de setembro de 2020, das 13h às 21h, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). A executiva informa que também que outro evento da Reed já está definido e com os trabalhos a pleno vapor: trata-se da edição da Equipotel Regional que acontecerá em Salvador (BA), de 13 a 15 de maio de 2020, no Centro de Convenções Salvador, juntamente ao Conotel (Congresso Nacional de Hotéis). Expositores e palestrantes participarão da feira itinerante no Centro de Convenções da capital baiana, uma parceria com a ABIH-BA e ABIH-Nacional. “Levar o evento para outros estados do Brasil fortalece nosso compromisso como a maior feira de hospitalidade da América Latina. É preciso aproximar o visitante com poder de decisão de temas e lançamentos hoteleiros. Agora é direcionar nossos olhos para o que a hospitalidade de Salvador tem a oferecer”, conclui Faccin.

Veja a seguir algumas empresas que fizeram parte desse acontecimento do setor:

Altenburg: Com origem familiar e tradicional, a empresa é um dos mais importantes fornecedores de artigos têxteis no mercado nacional. Com 97 anos de história, a Altenburg oferece itens que vão de enxovais de banho e cama, acessórios e uma ampla linha específica para o segmento de hotelaria. Para a gerente de hotelaria, Rose Molon, o evento surpreendeu pelo nível de qualificação dos visitantes, que tinham poder de decisão, e puderam fazer muitas rodadas de negócios, o que tornou o evento surpreendente. A executiva mostrou ter bastante confiança na retomada do crescimento e melhoria do quadro econômico do país. Para esta edição da feira a empresa apresentou novas versões de toalhas, com gramaturas diferenciadas, e a novidade por conta do roupão que passou a fazer parte de seu mix de produtos. Além disso, novos itens de decoração também foram apresentados. – Altenburg - 0800 729 1588 – www.altenburg.com.br

Aluminas: especializada na fabricação de móveis para áreas externas, a empresa com sede em Cláudio, Minas Gerais, se destaca por produzir pecas em alumínio que recebem pintura eletrostática e solda elétrica TIG, que conferem às peças maior segurança e resistência. Além disso, são usadas também fibras sintéticas, tela sling, corda náutica, tecidos impermeáveis e madeira, que conferem às peças elegância e requinte. Adarlan Rodrigues, diretor da empresa, comemorou mais uma participação no evento, o qual segundo ele, vem se superando a cada edição. Ele vê o evento como uma grande oportunidade de não apenas conquistar novos clientes, mas também o momento de receber e interagir com os que já optam por seus produtos, aprofundar o relacionamento com os clientes e entender suas necessidades. O executivo mostrou bastante confiança no mercado, já que puderam aferir uma melhoria nos resultados, em especial com os clientes corporativos. Ele salienta que a empresa possui uma ampla linha de produtos, que além do mobiliário de área externa, também contempla o interior, especialmente o lobby. Entre os destaques no evento estava o balanço, produto de grande procura, além da chaise dupla Aconchego, e a linha de ombrelones em cores variadas. Aluminas – (37) 3381-3400 – www.aluminas.com.br

Closeer: Fundada em 2018, a startup nasceu da vontade de inovar e mudar a vida das pessoas, a partir da problemática vivenciada por um de seus fundadores que era a contratação de profissionais temporários para seus restaurantes em São Paulo. Com a chegada de outros parceiros com amplo conhecimento no segmento de tecnologia e restaurantes, a empresa foi se solidificando, de forma a facilitar a dinâmica de estabelecimentos que precisam contratar profissionais em gastronomia, hotelaria e eventos, aproximando empregado e empregador de maneira rápida, fácil e segura. Dessa forma surgiu o aplicativo que tem a proposta de levar para o mercado de hotelaria uma forma mais rápida e assertiva de contratar funcionários temporários ou efetivos. A ferramenta reduz o tempo de aproximação entre oferta e demanda. A plataforma funciona como um market place, e é composta por dois aplicativos (um para empresas e outro

para profissionais). Ao se cadastrar no aplicativo, o sistema faz uma checagem do profissional e sua aptidão para o cargo pretendido. Uma vez cadastrado, o perfil/currículo fica disponível. A plataforma faz a aproximação com os estabelecimentos em busca de talentos, gerando uma redução de custo na operação para a empresa e uma otimização do tempo para aqueles que buscam uma colocação. Em sus primeira participação na Equipotel, a Closeer se apresentou efetivamente ao mercado em um ambiente de grande fomento e negócios, e pode colher um excelente feedback dos hoteleiros, que mostraram grande interesse pelo produto, como nos contou Walter Vieira, CEO da empresa. Ele salienta também que a característica do mercado, especialmente de hotelaria e food service, que possuem uma alta rotatividade de profissionais, cria um ambiente propicio e muito promissor para o seu negócio. - Closeer – 0800 887 0645 – www.closeer.com.br

Kronus – atuando na fabricação, instalação e assistência técnica de equipamentos em sistemas de aquecimento, tais como água quente, calefação, desumidificação e caldeiras à vapor, a Kronus produz equipamentos que utilizam energias renováveis como a solar e biomassa (lenha, pellets, cavaco, etc.) com o objetivo assegurar o aquecimento adequado, com o máximo retorno econômico e ambiental para seus clientes. A empresa também faz a adequação, substituição e modernização de sistemas de aquecimento que operem com combustíveis fósseis como diesel, GLP, GN, etc., gerando economia de até 90%. Para Renato Kreps, diretor comercial, a feira foi um evento bastante interessante, bem movimentado, que gerou contatos interessantes, que ele acredita originem negócios importantes. Como principal característica da feira, ele ressaltou a grande qualificação do público visitante, que facilita a geração de negócios. Kreps salienta que o principal diferencial de seus produtos é justamente levar aos estabelecimentos maior economia, que pode alcançar taxas de até 90%. Os pellets usados nos sistemas de aquecimento são produzidos a partir dos inúmeros resíduos da madeira, gerando energia limpa. Outro diferencial é que a queima dessa biomassa não gera fumaça, contribuindo assim para a preservação ambiental. A empresa possui equipamentos de diversas capacidades para atender as mais variadas necessidades. Kronus - (54) 3522-8174 – www.kronus.ind.br

Realgem's: Fundada há 30 anos com o propósito de oferecer os melhores produtos na área de amenities, e empresa é uma tradicional fornecedora para o setor de hospitalidade. Todas as sua linhas apresentam formulações diferenciadas, atendendo aos padrões que vão desde as categorias mais econômicas às ultra luxuosas. Também tradicional é sua participação na Equipotel, que acontece sistematicamente. Para diretor Mauro Carvalho de Oliveira, o evento sempre foi um marco do segmento e ele mantém inabalável sua fé na feira, mesmo tendo passado por fases não tão gloriosas. O executivo ainda comemora a transferência do evento para o São Paulo Expo, que acredita ser um local mais moderno, e com estrutura melhor. Oliveira pontua que o evento evoluiu bastante nos últimos anos e tem mostrado elevado grau de profissionalismo, e salienta como ponto alto dessa inovação a grande oferta de conteúdo durante a feira, que consequentemente atraí público muito mais qualificado. O diretor acredita na melhoria do quadro geral do país, e em especial no setor de turismo, o que tende também a mostrar uma melhoria geral no setor, com impactos na economia. Ele pontua também um segmento do mercado que vem mostrando uma demanda cada vez maior, que é o segmento de alto luxo. E, de olho nesse importante setor, a Realgem's passa a distribuir com exclusividade no Brasil e grande parte da América do Sul, os amenities da famosa grife de cosméticos Bvlgari. Além disso, a empresa trouxe também uma parceria com a Phytoervas, com uma linha de tratamento que vem atender a demanda de cuidados especiais com os cabelos e pele das mulheres, que passam a poder escolher no hotel o tipo de xampú e demais cosméticos da linha, adequado às suas necessidades. Outra marca importante representada é a Giovanna Baby, que está chegando com força e uma fragrância específica e marcante no segmento de hospitalidade. Outro aspecto importante é o caráter inovador da empresa que sempre foi pioneira no segmento, trazendo e incorporando novas tendências ao mercado nacional. E por falar em tendências e qualidade, a Realgem's tem sempre um compromisso bastante forte com a sustentabilidade e responsabilidade sócio-ambiental. Dentro dessa filosofia, além de cuidar para o uso sustentável e responsável do plástico e sua reciclagem, a empresa trouxe o conceito dos dispensers, que promovem um maior cuidado à medida em que demanda menor quantidade de embalagens para comercialização dos produtos. - Realgem's - (41) 3907-9900 - www.realgems.com.br

Roca: outra participante do evento, a empesa trouxe as marcas Roca, Incepa e Celite, ressaltando seu posicionamento e força no mercado de hospitalidade. Aline Pereira, Gerente de Marketing da empresa ressaltou as perspectivas de crescimento do setor, levantadas em estudos realizados pelo Ministério do Turismo e pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) que dão conta de que o setor de hospitalidade tem planos de investimentos, e que esses valores devem alcançar algo em torno de R$ 4 bilhões para os próximos quatro anos. De olho nessas possibilidades, a empresa levou para o evento um estande híbrido onde estava exposto um impressionante portfólio de produtos para banheiro das marcas Roca, Incepa e Celite. O banheiro é um ambiente que tem grande peso na escolha do hotel, e espera-se que seja além de funcional e prático, bonito e aconchegante. A Roca Brasil tem um amplo mix de produtos que trazem soluções para todos os tipos e perfis de negócios. São produtos que usam as mais avançadas tecnologias e possuem um design apurado. Cada marca tem um posicionamento único para atender a todos os segmentos hoteleiros, corporativos, hospitalares, moteleiros, hostel e também oferece produtos para espaços públicos, que recebem uma alta demanda de pessoas, como bares, restaurantes, shoppings centers e aeroportos. A gerente foi mais um dos executivos que comemorou o sucesso do evento e a alta qualificação do público visitante. Ela salienta que a profissionalização do evento ajuda a todos os expositores, e a oferta de conteúdo de conhecimento é um dos fatores essenciais do sucesso da feira. No geral, ela avalia que o grande sucesso reside na elevada qualidade dos expositores e do conteúdo oferecido que tratou de assuntos relevantes e empolgantes, que prendiam a atenção dos participantes, o local perfeitamente adequado e de fácil acesso, e a qualificação do público visitante que, em conjunto, levaram a grandes negócios. Roca - (11) 3061-5266 - www.br.roca.com

Sankonfort: ausente da feira já há alguns anos e Sankonfort também apostou nas mudanças realizadas e esteve presente nesta edição. Segundo Queli Cristina da Silva, Gerente de Marketing da empresa, esta edição foi espetacular. Além da captação de novos clientes, a empresa desenvolveu uma linha de produtos específica para o segmento hoteleiro, o que gerou na feira diversos pedidos. A executiva lembra que o setor colchoeiro em geral também passou por momentos de dificuldades e incertezas com as turbulências da economia, mas destaca que a partir do segundo semestre passaram a perceber uma melhoria no mercado, o que a leva a creditar num futuro mais promissor neste e segmento econômico. Ela se mostra bastante esperançosa a partir da entrada da empresa no setor de hotelaria, para o qual desenvolveu seis produtos específicos. Segundo a gerente, o principal diferencial desses produtos está na alta qualidade da espuma, de produção própria, no fato de tanto a espuma quanto os tecidos usados receberem tratamento antichama. Outro ponto importante é que os colchões recebem acabamento com espuma de borda, que evita a deformação da peça. Com vistas a um crescimento dentro desse nicho de mercado, a gerente informa que o objetivo é fornecer para os hotéis produtos customizados, com a característica necessária para cada tipo de estabelecimento de hospedagem, exatamente no momento em que o hoteleiro precisa. Ela finaliza, assegurando que o segredo para essa escala de crescimento está num intenso trabalho de conhecimento das necessidades do cliente no pré-venda, e o acompanhamento dedicado no pós-venda. - Sankonfort – (11) 2813-6161 - www.sankonfort.com.br

Vega IT: atuando com soluções de tecnologia para hospitalidade para atrair, impressionar e fidelizar o hóspede durante a sua permanência no hotel, a empresa busca enriquecer a experiência do hóspede, permitindo que dispositivos se conectem via internet, trazendo novas capacidades comunicativas e gerando valor para os clientes. André Noer, diretor comercial da empresa afirma que a feira foi surpreendente, nesta sua segunda participação, e que teve um fluxo muito grande de pessoas em seu estande, notadamente muito qualificado. Para ele, o alto escalão, os tomadores de decisão estavam em massa no evento e esse contato é essencial. Ele conta que a empresa está se reposicionando e que possui um portfólio muito grande de produtos, e justamente isso que queriam mostrar para o mercado. Noer conta que a escolha por esse nicho de mercado se deu porque há um campo enorme de crescimento neste setor, o ramo hoteleiro tem uma demanda muito grande por tecnologia. O executivo destaca que a empresa teve este ano um crescimento da ordem de 70%, o que demonstra a pujança e a necessidade deste mercado. Dentre os produtos apresentados no evento, um dos grandes destaques é VegaTV, plataforma de in-room entertainment. Trata-se de uma tecnologia de TV interativa, que pode ter embarcada informações de diversos parceiros. A plataforma é personalizada com o nome do hóspede e seu idioma de preferência, tudo automaticamente no momento do check-in. Totalmente customizável, a ferramenta possui uma área administrativa onde o hoteleiro pode colocar seus parceiros comerciais, como passeios e restaurantes. Pode também monetizar o marketing exibido, além de suas promoções internas. Além disso, todos os impressos que anteriormente ficavam no apartamento, agora estão digitalizados e oferecidos no VegaTV. Outra vantagem é que os pedidos dos room-service, também podem ser feitos diretamente por esta ferramenta. Possui também diversos aplicativos como Netflix, Spotify, além de um serviço de mensageria, através de uma aplicativo inserido numa solução chamada Hotel Experience, em que o VegaTV está inserido, e que permite que o hotel se comunique com o hóspede de maneira mais dinâmica. Outra facilidade embarcada é o extrato de conta que mostra em tempo real o uso dos serviços oferecidos. Além dessas, diversas outras tecnologias podem ser embarcadas no dispositivo. Noer estima que até o primeiro semestre do próximo ano toda a experiência de autoatendimento esteja disponível par ao hóspede via mobile, através do qual ele poderá fazer sua reserva, check-in, abrir a porta do apartamento, fazer check-out, pagamento, etc, tudo via celular. Vega IT - (41) 3204-0300 - www.vegait.com.br

Mclei: empresa inovadora, especializada no comércio de amenities, cosméticos e produtos de higiene para todo o ramo de hospedagem, Mclei utiliza na produção de seus artigos materiais de origem em fontes renováveis e recicláveis, respeitando, assim, o meio ambiente. Além disso, apresentam refinamento e bom gosto em suas fragrâncias e embalagens. Jussara Alves, diretora da empresa, nos conta que essa já é sua segunda participação no evento, e que viu a feira como uma importante ferramenta que permitiu uma ótima comunicação com o público visitante, os vizinhos expositores, e que acima de tudo foi muito positiva em virtude do elevado grau de qualificação dos visitantes. Ela também conta que vê o mercado brasileiro reagindo com muita receptividade aos sues produtos, e que busca chegar no mercado brasileiro onde outras empresas ainda não chegaram, com um produto melhor, inovador, tanto em termos do produto em si quanto da embalagem, e com um preço bem competitivo. A linha é composta por xampús, condicionador, hidratante corporal, sabonete líquido, sabonete em barras e toucas de banho. Mclei – (12) 98264-6007 - www.mcleiinnovations.com.br

Publicidade:
Últimas Noticias
30/12/2019
02/12/2019
02/12/2019
02/12/2019