Florianópolis recebe a 32a edição do Encatho/Exprotel
Por: Redação Hotelaria - 15/08/2019

Abertura oficial contou com presença de autoridades nacionais, inclusive o ministro do turismo, que apresentou o programa de busca fomentar todo o setor no estado

 

Em um clima de festa e muita agitação, o centro de eventos CentroSul, em Florianópolis deu inicio aos trabalhos da 32ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros, o Encatho e da Feira de Produtos e Serviços para Hotéis, a EXPROTEL, nesta terça-feira (13). Maior e mais importante encontro da hotelaria no sul do país, o evento conta com palestras, reuniões, comercialização de produtos e serviços e capacitação em diversos temas para toda a indústria do turismo.

O anfitrião do evento e presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti recebeu autoridades e convidados com orgulho, pontuando a importância do evento e os desafios na organização do evento. Ele salientou que para manter o evento apto a alcançar seus objetivos, é essencial manter toda a cadeia produtiva do turismo unida.. Ressaltou também a importância e a qualidade da programação oferecida durante os três dias do encontro: A programação envolve mais de 50 eventos numa demonstração de união e de fazer crescer a economia do estado e do país. Unimos forças para atrair sua majestade, o hóspede. Vivemos na era da transformação digital, mudanças acentuadas no mercado e no comportamento das pessoas, o mundo é digital e estamos conectados. Temos a obrigação de sermos os melhores. Espero que sejam aqui firmados bons negócios, parcerias e muita qualificação para modernizar, atualizar e fortalecer os equipamentos turísticos", afirmou Vailatti.

Também presente no evento, o ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio aproveitou a ocasião para lançar o programa Investe Turismo no Estado. Ele explicou que o projeto auxilia na concentração e melhor aplicação dos recursos no setor, potencializando o turismo em 30 rotas catarinenses. "Devolver a dignidade do povo, gerando emprego e renda "na ponta", possibilitando uma estrutura melhor, qualificando a mão de obra. Antes os recursos eram pulverizados, agora tem direcionamento", salientou o ministro. 

Ele explicou que o principal objetivo do programa é promover a convergência de ações e investimentos para acelerar o desenvolvimento de destinos e gerar emprego e renda. Os empresários do setor poderão ter acesso a linhas de financiamentos do Prodetur, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Além de orientação quanto as melhores formas de investimentos, o empresariado do setor terá acesso a estudos de mercado e a ações de marketing digital e posicionamento da imagem. O Investe Turismo faz parte do conjunto de medidas do Brasil+Turismo, lançado em 2017, para alcançar as metas do Plano Nacional de Turismo 2018-2022.

No estado de Santa Catarina, o Sebrae Nacional, o MTur e a Embratur selecionaram para o projeto seis Regiões Turísticas e seus respectivos municípios: Grande Florianópolis, Serra Catarinense, Sul do Estado, Costa Verde e Mar, Vale Europeu e Caminhos dos Príncipes. O Diretor Superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Fonseca, explica que o programa busca potencializar o turismo em Santa Catarina e melhorar os índices de desempenho do setor.

Outra presença importnte na abertura do evento foi a da vice-governadora de do estado, Daniela Reinehr, que reafirmou, a exemplo de outras autoridades, que Santa Caratina está sendo cada vez mais procurada especialmente pelo turismo de eventos. "É muito importante ser contemplado com o Programa de Turismo neste evento que é o maior da região sul no setor. O grande foco do programa é desenvolver todos os potenciais que o Estado tem no turismo. Temos regiões muito ricas que ainda não são exploradas e é preciso estruturar o turismo e capacitar pessoas", afirmou Reinehr.

Como não poderia deixar de ser, Manoel Cardoso Linhares, presidente da ABIH Nacional também participou da solenidade e ressaltou o segmento de hotelaria tem se esforçado há bastante tempo, com vistas a inserir o Brasil na rota dos principais destinos internacionais. Caminhando na mesma direção, Flávia Didomenico, presidente da Santur destacou que o momento é muito importante para o turismo de Santa Catarina e a ABIH-SC consolida esse evento que já tem projeção nacional, ressaltando a importância do encontro na capacitação e na promoção do turismo. "Hoje estamos com capacitação em todas as instâncias turísticas, políticas públicas e outras ações que também acabam promovendo e consolidando todo o turismo do estado", salientou a presidente.

Durante o encontro, diversos palestrantes tiveram a oportunidade de discorrer sobre temas de importância para o setor. Foi o caso do Presidente do Instituto da Transformação Digital, Paulo Kendzerski, que falou sobre o impacto da maturidade digital na hotelaria.   Ele salientou a grande necessidade dos gestores deste segmento em abrir suas mentes para o novo, em virtude da grande mudança por que passamos ao longo das últimas décadas e a grande gama de tecnologias e novas visões gerenciais que surgiram a partir dessas mudanças. Ele salientou que atualmente o consumidor esta conectado 24 horas por dia e que as operações hoteleiras precisam se inserir e adaptar a essa nova realidade.

Dentro desse raciocínio, ele frisou a importância de que os hotéis adequem suas ferramentas de comunicação e relacionamento com o hóspede a essa realidade, e que modernizem sua gestão para que ela atenda as necessidades do hospede cada vez mais exigente e conectado. Outro ponto salientado é que os sites dos hotéis precisam estar adaptados a todas as tecnologias mobile, permitir que o visitante faca um cadastro online, para facilitar os processos burocráticos legais e que também permita ao estabelecimento ter uma base de informações para o uso correto e apropriado de ferramentas de CRM. Salientou também que é viral que os hotéis respondam com rapidez aos questionamentos feitos em seus sites, e a importância da moderna ferramenta representada pelo WhatsApp. Além do uso de tecnologias como chatbot. 

Também participou do evento a diretora de suprimentos da rede Atlantica, Regina Segui, que falou sobre a importância de soluções e inovações no segmento de compras e suprimentos em hotelaria. Ela explicou como a rede consegue resultados importantes com a implantação da ferramenta de Strategic Sourcing, levando a um processo de compras eficiente, economicamente inteligente, rastreável e que leva a uma otimização e redução do tempo para execução das tarefas rotineiras ligadas ao processo de compras. Ela finalizou lembrando que o profissional de compras precisa ser proativo, e estar atento as novidades que surgem nos mais variados segmentos da hotelaria. Lembrou ainda que esse profissional tem grande importância no resultado final da satisfação dos clientes , ao ser responsável por trazer as novidades que tornam sua estada satisfatória.

 

 

 

 
Publicidade:
Últimas Noticias
30/10/2019
18/09/2019
18/09/2019
18/09/2019