Hospitality Business Fair: mais uma vitrine para o setor de hospitalidade
Por: Redação Hotelaria - 02/12/2019

O ano de 2019 surpreendeu o setor de hospitalidade, justamente por estar mostrando, apesar de todos os revezes econômicos, um aumento de faturamento dos hotéis e indica intensificação nas pretensões de investimento.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, no início de 2018 com 682 empreendimentos de todo o Brasil concluiu que 67,6% dos empresários ouvidos tinham intenção de fazer novos investimentos no ano, e 47,8% já contavam com aumento no faturamento.

Esse clima de otimismo foi uma das molas propulsoras para que um grupo de empreendedores do setor se reunisse e apostasse suas fichas em um novo evento para este segmento. Por uma iniciativa da Associação Brasileira dos Fornecedores para Hotéis, Restaurantes e Similares (ABFHRS) surgiu a Hospitality Business Fair, com o objetivo de trazer as principais tendências mundiais em termos de produtos, equipamentos e soluções para a área de hospitalidade e gastronomia. O evento aconteceu entre 25 e 27 de setembro e reuniu num espaço de 10 mil m² do Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte 100 expositores.

Segundo Cleber Martins, diretor da CM2 Produções, organizadora do evento, o momento é extremamente propício para os fornecedores, tendo em vista dados do Fohb-Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, que prevêem até 2022 a inauguração de 123 hotéis e o incremento de 18.698 unidades habitacionais à rede hoteleira. A feira se propôs a apresentar um leque bem diversificado de produtos dos principais fornecedores da hotelaria e alimentação e foi dividida em segmentos como móveis, colchões, cama, mesa e banho, amenities, lazer, equipamentos leves para copa e cozinha e pesados para cozinha industrial, alimentos e bebidas, decoração, refrigeração, fitness e tecnologia, entre outros.

Um dos destaques do evento foi a Arena Gastronômica que apresentou as mais variadas tendências envolvendo a cultura da gastronomia mundial, desde as tradicionais receitas, pratos regionais até novidades na coquetelaria e harmonização de pratos com vinhos de vários países. Com acesso gratuito e espaço para uma plateia de 35 lugares, onde os chefs realizaram suas apresentações, a arena trouxe a cada 45 minutos uma Aula-Show com os melhores especialistas de hospitalidade gastronômica por Aregala Internacional(Associação de Restauradores Gastronômicos da Américas e do Mundo) e CNTur - Confederação Nacional do Turismo.

Estiveram presentes no evento diversas empresas, entre elas:

CMCorp: Fundada em 1985, a empresa criou um sistema integrado para hotelaria, que à época era uma novidade. Devido ao sucesso dessa primeira geração de sistemas integrados de gestão, rapidamente passaram a atender às grandes redes hoteleiras, o que trouxe para o sistema um conhecimento muito grande da operação. Em 1995 foi criada a segunda versão do programa em um sistema operacional mais moderno, que levou a mais um sucesso , com 85% de participação no mercado de hotéis 4 e 5 estrelas. A partir dessa segunda versão a empresa cresceu bastante e passou a atuar em outros segmentos de negócio, como previdência. Com o avanço do mercado foi necessário fazer mudanças estruturais e a empresa foi vendida. Hoje, reestruturada, e retornando ao segmento de hotelaria, a empresa apresentou o CM Flex, que é um produto 100% em nuvem, que atende hotelaria e outras verticais, e está em operação em diversas redes hoteleiras. Desenvolvida no conceito SaaS (Software as a Service), o sistema oferece o que há de melhor e mais moderno em termos de tecnologia e está integrada aos principais PMSs e PDVs do mercado. Os sistemas são modulares, simples de usar, altamente parametrizáveis e aderentes aos diversos modelos de gestão praticados nos segmentos de hotelaria e restaurantes. CMCorp – (21) 3575-9100 - www.cmcorp.com.br

Maxline: Com longa história no mercado de mobiliário para eventos, Roberto Alonso Garcia, usou essa base de conhecimentos para criar a Maxline, com o objetivo de atender o mercado hoteleiro e de eventos, fornecendo móveis, acessórios e diversos outros produtos utilizados em sua implantação ou reforma. Muito além do mobiliário corporativo as empresa oferece serviços de climatização de ambientes, montagem de pré-moldados para construções, representação de televisores e de cadeiras para escolas, e sob demanda, também oferece serviços de marcenaria para montagem de apartamentos, entregando as unidades completamente montadas e mobiliadas. O executivo conta que a feira foi na verdade um balão de ensaio, apostando nas necessidades desse mercado, que ele avalia estar em franca expansão, e sua empresa tem se beneficiado bastante deste cenário. Garcia espera que o mercado se estabilize para poder fazer investimentos mais sólidos que lhe permita atender com mais novidades a este segmento. - Maxline - (43) 3056-0166 - www.maxline.com.br

Multgrill: Presente no mercado há 19 anos, a empresa surgiu a partir da necessidade de seu fundador, Eduardo Cesar Moura, então proprietário de restaurante, que sentia a necessidade de ter um equipamento que lhe permitisse preparar os grelhados de maneira rápida e com qualidade. Dessa necessidade e da passagem por diversas feiras do setor, ele decidiu, em parceria com um amigo, fabricar o próprio equipamento. Assim, a empresa foi tomando forma, os equipamentos sendo aprimorados de forma a ter o produto de qualidade que hoje é apresentado. O executivo pontua que, apesar das incertezas do mercado, as empresas precisam ousar e avançar. E como exemplo dessa filosofia, participou dessa primeira edição de uma nova feira. A empresa tem equipamentos que atendem desde pequenos bistrôs e food-trucks, até restaurantes industriais. Estrela da empresa no evento, o Multstar é um equipamento destinado a atender o segmento de hamburguerias. Todo automatizado, permite a obtenção de um produto final padrão, através da programação de tempo, temperatura e a distância das chapas superior e inferior, de forma que o hambúrguer seja uniformemente cozido, assegurando, dessa forma, um aumento de produtividade e economia. Multgrill - (43)3343-2700 – www.multgril.com.br

Classic Móveis: fundada em 2008, a empresa se especializou na produção de móveis para a área externa, com diversos modelos, design diferenciado e materiais de acabamento de elevada qualidade. Iniciante no segmento de hotelaria, a empresa usou essa primeira participação no evento para divulgar seus produtos. Domingos Junior, diretor da empresa explica que entre os principais atrativos dos seus móveis está, evidentemente, a beleza, aconchego e resistência. As peças são todas fabricadas em alumínio com acabamento em pintura eletrostática, material leve, que resiste basante às intempéries, podendo ser expostas ao sol, chuva, ambientes úmidos. Associados ao alumínio estão diversos materiais como a fibra sintética, corda náutica, tela sling, além da associação do alumínio com a madeira, que dá um toque mais requintado nas peças. Os móveis são indicados para áreas de jardim, piscina, varandas e terraços, apresentam design moderno e acabamento atraente. A empresa tem uma forte política de proteção ambiental, cm matérias primas de origem controlada e recicláveis, portanto sem geração de resíduos. Além disso, sua elevada durabilidade contribui para a preservação. Entre os produtos oferecidos destacam-se poltronas, jogos de sofás, mesas, espreguiçadeiras, bancos, balanços e conchas. Confiante no futuro, o executivo acredita na melhoria do mercado e numa maior recuperação da economia. Classic Móveis – (37) 3381-2514 – www.classicmoveis.com

Gadotti: atuando há cerca de 32 anos, a empresa de origem familiar sediada em Extrema – MG. Ronaldo Fontainha, gerente comercial da empresa, conta que um dos principais diferenciais dos seus produtos é a qualidade, a escolha de matérias primas de primeira linha, e no fato de que a empresa não comercializa carrinhos, mas sim soluções para seus clientes. Isso porque a empresa está capacitada a ouvir e entender as necessidades específicas de seus clientes, e desenvolver produtos sob medida, que correspondam exatamente às demandas. Outro aspecto importante é o cuidado com a preservação ambiental, e todos os seus contêineres são produzimos com material reciclado. Participante de outros eventos no segmento, o executivo aponta para o grande potencial de mais essa feira, num mercado fervilhante como é o da hospitalidade. Contudo, ele salienta que para a próxima edição, podem ser criadas novidades que tornem o evento ainda mais atrativo. Ele também apontou umas melhoria da situação do mercado e se mostrou bastante otimista com relação ao futuro. Dentre os diversos modelos apresentados estavam carros plataforma, contêineres, carros coletores e os carros funcionais modulares compactos para tarefas de higiene e transporte de resíduos. - Gadotti – (47) 3422-1573 - www.gadottimartins.com.br

Krenke: presente no mercado nacional desde 1987, a Krenke investe incessantemente em novos equipamentos projetados de acordo com as normas da ABNT para que possa oferecer o que há de melhor em termos de playgrounds infantis, e com a garantia da segurança e durabilidade de seus produtos . Segundo Nelson Krenke, diretor da empresa, que esteve presente em diversos eventos neste ano, a feira foi muito bem organizada e se apresentou como uma ótima iniciativa de seus criadores. Otimista com o mercado e, em especial no seu ramo de atuação, o executivo salienta a importância dos empresários de estarem muito atentos às movimentações da cadeia do segmentos, buscar sempre a captação de novos clientes, sem descuidar dos antigos. Para este evento a empresa apresentou seu playgound, que está sempre sendo melhorado através de pesquisas de necessidade do cliente e novas matérias primas, mas que tenha acima de tudo, garantia de segurança e preço justo. Outro aspecto importante salientado pelo empresário é que seus produtos têm um apelo ecológico bastante forte, porque toda a parte estrutural de seus brinquedos, as plataformas, colunas de sustentação são produzidas com materiais reciclado, com longa durabilidade. E a parte de agregados plásticos, como escorregas, coberturas, e tobogãs também são recicláveis, ao final de sua vida útil. Além disso, as partes plásticas são ativadas com aditivos que impedem a descoloração pela ação do tempo. - Krenke - (47) 3373-0893 - www.krenke.com.br

Publicidade:
Últimas Noticias
30/12/2019
02/12/2019
02/12/2019
02/12/2019