Reformas de fachadas podem ser mais simples e práticas
Por: Mafer Comunicação - 08/04/2019

Programa Sto reStore, atende aos diferentes níveis de intervenção, desde o tratamento de fissuras até o retrofit!

Muitas vezes, as fachadas dos imóveis requerem uma manutenção mais profunda, que restaure suas características originais, desempenho e valor, prolongando assim sua vida útil. A Sto Brasil, especialista em painéis com isolamento térmico para fachadas, possui um programa específico para esse tipo de reforma: o Sto reStore. Trata-se de um programa que atende a diferentes níveis e condiçõ es de edificações da maneira mais adequada, com toda a qualidade dos produtos da marca.

Com o tempo, é normal que os edifícios fiquem sujos por conta de poluição, poeira e chuvas, especialmente em áreas urbanas, onde o tráfego de automóveis é mais intenso e as construções são maiores. Sobretudo em prédios de condomínios, o processo de manutenção da fachada está previsto em manuais de conservação (NBR 15575). É responsabilidade dos síndicos prezarem por sua garantia, durabilidade e vida útil. Para esse tipo de restauração simples, a Sto recomenda a lavagem adequada, com água em alta pressão, o mínimo de reparos e a repintura. Esse processo permite a renovação das partículas soltas e a eliminação de microorganismos, além de deixar a superfície muito mais bonita.

Reforma  de  fachadas

Edifício sujo

Edifício limpo
Antes e depois do nível de limpeza e recobrimento, que melhora instantaneamente o valor do edifício e renova seu acabamento e estética

Na preservação de revestimentos, a reparação e o recobrimento cuidam de pequenos danos que, mais tarde, se não devidamente consertados, podem gerar problemas maiores, como perda de aderência e de estanqueidade e até acidentes graves e comprometimento da aparência e valor do imóvel. Para este nível de intervenção, o programa Sto reStore restaura a condição original da fachada com uma camada adicional de proteção (reforçada com tela), aplica um acabamento de alta qualidade e desempenho, vedando a superfície e protegendo-a de elementos agressivos e do desgaste natural. Um de sses acabamentos é o StoCoat Lotusan, que, através da tecnologia Lotus-Effect®, garante proteção máxima, mantém a aparência limpa e proporciona uma superfície microtexturizada, fazendo com que a sujeira seja lavada pela água da chuva.

Em projetos de retrofit e desempenho térmico, o edifício recebe novo desempenho e tecnologia, enquanto suas características estruturais originais são preservadas, e sua vida útil é prolongada. Sua estética original pode ser mantida (com os reparos necessários), ou alterada com um sistema próprio da Sto, o StoTherm, que transforma a fachada com o design desejado pelo projetista. São inúmeras possibilidades de volumetria, textura e cores, além de ter garantia quando instalado com uma empresa credenciada e de acordo com o Manual de Instalação. A sustentabilidade também está presente nesta etapa, uma vez que o processo de retrofit utilizado reduz o impacto ambiental, e os painéis do StoTherm, assim como os acabamentos da Sto, são permeáveis ao vapor, não tóxicos, têm baixos níveis de VOCs (Compostos Orgânicos Voláteis, em inglês), e economia de água na aplicação e de energia durante a vida útil do projeto.

Quando o revestimento do edifício já está muito comprometido, o melhor é fazer sua remoção e reaplicação no lugar de reparos. A sugestão da Sto Brasil é a instalação do StoTherm, resultando em um edifício antigo de aparência nova, com alto desempenho e longa durabilidade. Na maior parte dos casos em que esse tipo de intervenção acontece, as fachadas estão revestidas por pastilhas ou pequenos revestimentos cerâmicos, podendo também ser substituídos pelos revestimentos pétreos da Sto. Lembrando que a tomada de decisão deve ser feita por um profissional qualificado de engenharia e/ou arquitetura.

Além dessas, há ainda outras soluções para danos menores e mais básicos, como preenchimento de trincas e fissuras (mastique de base acrílica Sto Flexible Crack Filler) e fixação de revestimentos em substratos de difícil aderência (adesivo de dispersão Sto Dispersion). Na troca de acabamento, o Argamont Basecoat é indicado como camada de cobertura no tratamento superficial, recuperando a planicidade e estanqueidade da superfície (utilizada juntamente com Sto Tela de Reforço).

A Sto oferece às empresas de consultoria de fachada todo apoio técnico necessário para desenvolver soluções com o desempenho desejado, bem como demais serviços, como treinamentos, revisões de projetos, acompanhamento da obra, ferramentas de aplicação, entre outros. Além disso, há o Sto Studio, especializado em suporte arquitetônico, que sugere e elabora imagens e amostras físicas de diferentes cores e acabamentos para auxiliar a escolha de arquitetos e designers.

Sobre a Sto Brasil
Fundada em 1835 na Alemanha, a Sto Brasil é líder em sistemas de revestimentos com isolamento térmico (EIFS) para fachadas, paredes e acabamentos para a indústria da construção, oferecendo serviços que vão desde a administração do desenho da cor das estruturas até o fornecimento do equipamento para a aplicação de seus produtos.
Presente em 87 países, a Sto Brasil busca constantemente inovação, através de novas tecnologias para aprimorar seus produtos, atendendo mundialmente as necessidades de seus clientes. Empresa disponibiliza para o setor as soluções técnicas dos sistemas que foram desenvolvidos ao redor do mundo. A missão da Sto Brasil, desde sua fundação, é Construir com Consciência, respeitando valores e princípios com qualidade e sustentabilidade. Por isso, todas as suas instalações possuem os certificados de ISO: 9001, que garantem o atendimen to das normas de qualidade em toda sua produção. Acompanhe a Sto Brasil pelo Site, Facebook e Instagram.

 

 

Publicidade:
Últimas Noticias
30/07/2019
16/07/2019
16/07/2019
12/07/2019