Aconchego exclusivo
Por: Redação - Revista Hotelaria - 12/07/2011

Em sua quinta edição, a mostra Casal Hotel uniu estilos sob um mesmo objetivo: oferecer conforto e exclusividade. A exposição, que faz parte do Casa Cor, considerado o principal evento anual de arquitetura e decoração do País e que reúne as tendências nacionais e internacionais anualmente, foi palco de criações de 21 profissionais, que desenvolveram 16 ambientes diferentes, sendo eles: suítes, jardins e espaços sociais que primam pela elegância, conforto e tecnologia. Um dos destaques foi a Suíte Presidencial, inspirada no ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e em sua esposa, Dona Marisa. Idealizado pela arquiteta Samia Sarayedine Testa e pela designer de interiores Renata Seripieri, o ambiente remete à brasilidade, sustentabilidade e tecnologia, e foi composto com objetos pessoais do casal.

Ganharam destaque: móveis assinados, artesanato de várias partes do País, esculturas e telas de renomados artistas nacionais, rendas do Nordeste e pedras brasileiras, além de itens admirados pelo casal. ?O Brasil é muito rico em artistas, artesãos, design e arquitetura. Temos muitas referências a serem redescobertas e repaginadas. Além disso, o País está em um momento muito bom, no qual temos um reconhecimento internacional positivo. Talvez isso resgate a nossa auto-estima e valores. Investindo na brasilidade criamos um sentimento de ?estar em casa? para os brasileiros e firmamos a nossa cultura para o mundo?, aponta Renata.

Com 100 metros quadrados, a suíte divide-se em living, closet, sala de banho e varanda, formando um espaço em tons de bege, com piso em bambu, tecidos e fibras naturais, e móveis de madeira certificada. A cama, com cabeceira em couro trançado, destaca a característica nordestina, além de uma mesa feita em osso. Na sala de banho, uma grande parede foi feita totalmente em ônix para representar a admiração de Dona Marisa pela beleza das pedras.

A tecnologia também marca presença em todo o espaço. As profissionais pesquisaram o que há de mais novo e moderno no setor. A porta pivotante da entrada era controlada por fechadura digital, que dispensa o uso de chaves ou maçaneta. A suíte possuía um sistema de automação com total controle da iluminação, do som, do vídeo, do ar-condicionado e das cortinas. As funções da banheira eram ajustadas por um painel touch-screen, controle remoto ou online, por meio de tablets ou smartphones. Embutida no armário, a TV era visualizada somente quando ligada. Posicionadas acima do gesso, as caixas de som também eram imperceptíveis. ?Em um projeto é preciso aliar estética e conforto. Por isso é fundamental pensar em design e tecnologia. Os equipamentos de automação e os aparelho evoluíram muito em termos de tecnologia e design. Há muitos fornecedores no mercado e essa competição tornou os valores razoáveis. Vale a pena investir nessa área?, explica Samia.

As responsáveis pelo projeto não esqueceram dos detalhes que diferenciam a estadia e utilizaram recursos como os aromatizantes, a fim de criar a identificação dos hóspedes com o ambiente de circulação e acomodação. ?O uso de aromas objetiva despertar sensações e emoções positivas de bem-estar e aconchego. É importante ter o cuidado de não buscar só o conforto visual, mas também o olfativo, deixando a área menos impessoal?.

Ambas finalizam lembrando que o mundo está muito integrado e viajar é uma consequência da globalização. Ter um quarto de hotel com tecnologia, sustentabilidade e brasilidade, aliados a recursos de conforto e bem-estar, contribui para não oferecer um lugar ?só de passagem? e sim marcar e trazer boas lembranças.

Outro ambiente que chamou a atenção dos visitantes foi a Suíte Diplomata, assinada pelo escritório da arquiteta Patricia Anastassiadis e criada especialmente para homenagear um dos símbolos do luxo nacional: o Hotel Ca?D?Oro, primeiro empreendimento cinco-estrelas de São Paulo. Segundo Patricia, o objetivo central foi unir a sofisticação clássica da hotelaria da década de 1950 com a tecnologia e o conceito contemporâneo de receber.

Além da madeira Wenguê com acabamento brilhante, usada em toda marcenaria, o projeto resgatou outros elementos nobres, como o mármore Carrara e espelhos em bronze. Complementando a decoração sofisticada e marcante, o piso ganhou carpete exclusivamente desenhado. A preocupação com o meio ambiente foi ressaltada pelo uso de uma lareira ecológica e folhas de madeira, substituindo a madeira maciça, além do emprego de LEDs. ?Ressaltei no trabalho um braço do nosso escritório que cria conceitos por meio de peças que desenho. O mobiliário que desenvolvi para as cadeias hoteleiras segue a linha da praticidade e funcionalidade, sem perder a sofisticação. Bar com gavetas refrigeradas, escrivaninha com mesa retrátil...enfim uma linha completa?, explica Patrícia.

A suite também destacou um sistema tecnológico automatizado, em que os hóspedes podem interagir com os serviços hoteleiros através de interfaces inteligentes. A tecnologia é a mesma aplicada em hotéis de luxo do grupo em todo o mundo. ?Um hóspede sempre quer entrar em contato com um novo ambiente, buscando viver uma nova experiência. O uso dos aromas complementa esta experiência, aguçando outros sentidos. Deixa sempre uma marca, uma lembrança do lugar, da experiência e da vivência do hotel.

Publicidade:
Últimas Noticias
22/02/2012
22/02/2012
17/02/2012
17/02/2012