HFN - o nordeste dá um show a parte e mostra o que há de melhor no setor de hospitalidade
Por: Redação Hotelaria - 02/12/2019

A cidade de Recife recebeu no inicio de novembro a segunda edição da Hotel & Food Nordeste, a HFN, realizada pela Insight Feiras & Negócios como apoio e parceria de entidades como a Abrasel em Pernambuco e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE). Teve também o patrocínio ouro da CNC, patrocínio prata do Banco do Nordeste, patrocínio bronze da Prefeitura do Recife e patrocínio apoio do PagSeguro, além de apoio institucional do Sebrae e do Governo de Pernambuco. A feira se consagrou mais uma vez como um grande encontro entre compradores e fornecedores. Durante os três dias do evento, a feira recebeu mais de 11 mil visitantes com 15 caravanas de todo o Nordeste, além de uma caravana com profissionais de todo o Brasil, organizada pela FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. Esta edição apresentou um crescimento da ordem de 30% no impacto econômico em relação ao ano anterior, chegando na casa dos R$ 325 milhões.

Em comparação com a edição passada, a HFN apresentou incremento de 56% no número de expositores, aumentando de 160 em 2018 para 250 este ano. “Nós superamos todas as melhores expectativas. Tivemos mais de 15 caravanas nos visitando e isso se deve, especialmente, ao fato de termos investido nas áreas de conteúdo e experiências”, afirmou a sócia-diretora da Insight Feiras & Negócios, Tatiana Menezes.

Nela estiveram presentes os principais fornecedores de equipamentos, serviços, tecnologia e teve 11 projetos paralelos como o Cozinha Empreendedora, o Café com Especialista, e o Investe Turismo. Os hoteleiros presentes puderam conhecer soluções integradas inovadoras na Ilha de Tecnologia, que teve nove expositores, cinco a mais que no ano anterior. Foram eles: Asksuite, Assa Abloy, Foco Multimídia, TOTVS, Desbravador, RenTV, APP Sistemas, WebSpot Hospitality e Economy Software, e que apresentaram ferramentas como motor de reservas, site, wifi marketing e chatbot.

Além disso, os visitantes também tiveram a oportunidade de conferir palestras sobre as principais tendências do setor no HotelCor Talks by Colortel e no Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste (FHAN). Já a arquiteta Luciana Raposo criou ambientes com uma proposta sustentável e acessível para inspirar os proprietários de meios de hospedagem no espaço do HotelCor.

O HotelCor Talks by Colortel, ciclo de palestras com acesso gratuito, sendo duas por dia, abordou temas como hotelaria inteligente, uso da inteligência artificial na hotelaria, sustentabilidade nos meios de hospedagem, marketing e influenciadores digitais como estratégia na hotelaria, fidelização de marca e inovação. "Às vezes não é preciso ter dinheiro, mas criatividade", afirmou Aline Silva, mentora em hospitalidade e uma das palestrantes do evento.

Os visitantes do HotelCor puderam ainda conhecer soluções de arquitetura e sustentabilidade assinados pela arquiteta Luciana Raposo. O espaço apresentou sugestões de ambientes internos e externos, expondo tendências, materiais construtivos e de decoração, além de equipamentos e tecnologias que garantem a estética, funcionalidade, acessibilidade e sustentabilidade em hotelaria, bares e restaurantes.

Outro ponto forte do evento foi o retorno do projeto Pizza Maker & Down. O concurso de pizzaiolos do Nordeste foi apresentado na edição de 2018, e que teve como principal meta promover a integração entre profissionais e alunos com síndrome de Down. A ação é coordenada pela chef Erilene Monteiro, agraciada com o prêmio de Excelência e Qualidade Brasil (2015/2016/2017/2018). Ela destaca que no primeiro ano a iniciativa foi premiada na categoria ‘Melhor Projeto Social’ pela Braslider e fala, ainda, sobre a importância de projetos como esse: “as atividades desenvolvidas têm melhorado a renda familiar de 12 famílias. Além disso, o comportamento deles também melhora porque eles ficam felizes por participarem”.

Já o projeto Ilha de Bebidas reuniu 20 fornecedores de cervejas artesanais, cachaças e vinhos em rodadas de negócios com hotéis, bares e restaurantes. A iniciativa do Sebrae foi destacada por André Araújo, presidente da Abrasel: “A grande tendência do setor hoteleiro é a incorporação do uso da tecnologia para se desenvolver no mercado e, dentro desse contexto, o Sebrae merece destaque por promover incentivo aos micro e pequenos empreendedores que seguem na busca por essa renovação”.

Para Rodrigo da Fonte, um dos sócios da Insight, o evento solidificou o posicionamento da empresa no negócio de feiras regionais. O executivo conta que já desde o segundo dia do evento, já existia fila de espera para os expositores da edição de 2020.E com relação à visitação, a feira também foi um sucesso de público, com os corredores lotados todos os dias. “Vários eventos paralelos contribuíram para esse quadro, como o Cozinha Empreendedora, teve também a participação das mais de 15 caravanas da Abrasel e ABIH, e um novo projeto que é o Padaria do Amanhã, que esteve muito bonita e valeu a pena conferir”, destaca o diretor. Ele salienta que a feira trouxe muita inovação, muitos lançamentos de produtos, e que os 11 eventos nas arenas de conhecimento com mais de 50 palestras que vieram para enriquecer e capacitar os visitantes.

A sócia-diretora da Insight Feiras & Negócios, Carol Baía, fala sobre como o processo de organização é importante para o sucesso da HFN e quais são as expectativas para a 3ª edição. Para ela, “nosso diferencial é que sempre nos interessamos em saber no que podemos melhorar. Para o próximo ano trabalharemos ainda mais na setorização entre os ramos de padaria, confeitaria e food service no geral. Alguns clientes já manifestaram interesse em expor no próximo ano e já estamos nos preparando”.

Por mais que a economia do Brasil esteja balançada, a feira, o aumento no número de visitantes e a grande quantidade de negociações feitas por aqui nos surpreendeu muito positivamente”, concluiu Rodrigo da Fonte.

Na última noite de feira, os organizadores da feira foram homenageados pelos veículos de comunicação ligados ao setor hoteleiro o Hotelnews, o Hotelier News, a Hotelaria e o Guia GPHR, além dos organizadores dos espaços Hotel Cor e FHAN com o apoio da ABIH-PE. A HFN já tem terceira edição confirmada para 2020. O evento deve acontecer entre os dias 4 e 6 de novembro, com expectativa de acréscimo nos números de visitantes e expositores.

Publicidade:
Últimas Noticias
30/12/2019
02/12/2019
02/12/2019
02/12/2019