Turismo de Itaipu lança novos atrativos e anuncia início da alta temporada 2018/2019
Por: Ass Imprensa Itaipu Binacional - 05/12/2018

O que: lançamento de novos pacotes turísticos e anúncio do início da alta temporada de turismo em Itaipu.

Quando: quarta-feira (5), a partir das 17h

Onde: auditório do Centro de Recepção dos Visitantes

Atenção, imprensa: não será necessário o cadastramento para fazer a cobertura. O diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm, e o diretor-superintendente do PTI, Jorge Callado, participarão da solenidade.

 

Mais informações 

O Complexo Turístico Itaipu e a Coordenadoria de Turismo da Itaipu lançam nesta quarta-feira (5) cinco novidades de atrativos turísticos, além de anunciar o início da alta temporada, que começa no próximo dia 14 de dezembro. Destacam-se dois novos atrativos: o Itaipu Kids e o Itaipu Tecnologia. Além destes, o passeio VIP, com veículo elétrico, volta a integrar os pacotes turísticos da Itaipu e a iluminação da barragem ganha uma versão especial de verão. Outra novidade será o uso de ônibus 100% elétricos no Circuito Especial.

Itaipu Kids é voltado para crianças curiosas e imaginativas com idade de 5 a 13 anos. São 3 horas de atividades na Ecovila, Estação Ciência e Polo Astronômico. O passeio é guiado por monitores e recreadores, que trabalham temas como tipos de energia, o uso consciente de energia, cidadania, trânsito, ecologia, ciência e tecnologia e astronomia. Quem comprar os passeios Visita Panorâmica ou o Circuito Especial terá 30% de desconto na compra do passeio Kids. 

O Itaipu Tecnologia se divide em dois temas: biogás e segurança de barragens. É voltado para estudantes, profissionais, empresas, e interessados em adquirir ou ampliar conhecimentos nestas duas áreas. Serão grupos de 20 pessoas, em 8 horas de carga horária dividida em duas partes: pela manhã, todos participantes fazem uma visita completa à usina hidrelétrica de Itaipu e aos laboratórios do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). No período da tarde, cada turma participa de um workshop sobre o tema específico. No intervalo, é servido um almoço no PTI. Os participantes recebem um certificado para validação das horas.

O conteúdo técnico do biogás trata sobre o histórico do biogás, processos de produção e aproveitamento energético do Brasil, cada etapa da geração deste gás, as tecnologias envolvidas, entre outros. Os participantes visitam a unidade de demonstração, próxima ao mirante do vertedouro. A responsabilidade do workshop é do Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás).

Em relação à segurança de barragens, o workshop conta a história do projeto, construção e operação da Itaipu; fala da geologia da região e trata outros temas como mecânica, instrumentação e gameficação. O responsável por este workshop é o Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb).

O Itaipu Iluminada é o retorno de um atrativo lançado no inverno, agora em sua edição especial de verão. São shows musicais e pirotécnicos tendo a barragem de Itaipu como pano de fundo. Opcionalmente, o visitante pode participar do jantar no Restaurante dos Barrageiros.

Sobre o Itaipu VIP é uma visita que está de volta nos pacotes do CTI. O visitante vai conhecer a Itaipu em um passeio realizado em um Renault Zoe elétrico, guiado por um monitor. O carro tem capacidade para três pessoas, que terão atendimento exclusivo.

A partir de 14 de novembro, início de alta temporada, dois ônibus 100% elétricos entram em operação para transportar de forma mais sustentável todos os visitantes do Circuito Especial. Cada ônibus tem autonomia para percorrer até 200 km com uma carga, baterias de sódio e com sistema de recuperação de energia que carrega a bateria quando pisado no freio. 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,6 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2017, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 86,4% do Paraguai.

Publicidade:
Últimas Noticias
28/02/2019
03/01/2019
12/12/2018
12/12/2018